http://www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA!" />


 

Palestra da Psiquiatra e Pediatra Raquel Guimarães Del Monde no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!  

CADASTRE-SE AGORA NO SITE  http://www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA!

 

Autismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Resumo:

TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA (Transtornos do Espectro Autista) são transtornos do neurodesenvolvimento. Ambos afetam o comportamento, o aprendizado e a socialização.

O TDAH é caraterizado pelo prejuízo na modulação da atenção, por hiperatividade e impulsividade.

No TEA há prejuízo das habilidades de comunicação e interação social, além da presença de interesses e comportamentos restritos e repetitivos. São condições que frequentemente coexistem, de tal maneira que podemos encontrar sinais de TDAH na maior parte das pessoas no TEA.

Além disso, as duas condições compartilham dificuldades nas habilidades sociais e na regulação emocional, problemas atencionais, alterações da integração sensorial e comportamento opositor.

Na sala de aula, crianças com essas condições podem se beneficiar muito de abordagens que dão suporte adequado para seu estilo de aprendizagem e suas dificuldades diante das demandas pedagógicas e sociais.

Adaptações na forma de comunicação, na estruturação do ambiente e das tarefas, bem como acomodações que atendam suas particularidades neurológicas, permitem que elas aproveitem melhor o conteúdo educacional oferecido e favorecem seu desenvolvimento global.

A palestra pretende mostrar, de forma prática, como podem ser elaboradas essas adaptações.

 

Título da Palestra: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar

Publicado no site do 1º Congresso Nacional Online de Educação familiar e Ecolar em Autismo. O Congresso é Online e Gratuito. Garanta sua vaga agora em http://www.conefau.com.br

 

 

Raquel Guimarães Del Monde - Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP) Residência em Pediatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM – Unicamp) Título de Especialista em Pediatria pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria Treinamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM – Unicamp)

Voltar