http://www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA!" />


 

Resumo da palestra da Terapeuta Ocupacional Andrea Delgado no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!  

CADASTRE-SE AGORA NO SITE  http://www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA!

 

Terapia de integração sensorial em Adultos com Autismo

A terapia ocupacional utiliza a terapia de integração sensorial no tratamento de pessoas com transtornos do espectro do autismo (TEA) (Spackman, 1998).

Apesar de haver estudos que relacionam disfunções do processamento sensorial a pessoas com TEA, escassas são as publicações sobre o uso da terapia de integração sensorial em adultos com TEA.

Objetivos: Descrever o perfil sociodemográfico de um adulto com TEA e o perfil sensorial deste sujeito, antes e após a terapia de integração sensorial, sob o olhar do cuidador formal.

Método: Trata-se de um estudo de caso de um adulto com TEA que reside em uma moradia assistida.

A coleta de dados ocorreu na instituição a partir da entrevista com a mãe do adulto com TEA e do protocolo “Adolescent/Adult Sensory Profile”(Brown, Dunn; 2002) respondido pelo TEA recebeu intervenção ininterrupta de seis meses, com atendimentos individuais semanais de terapia de integração sensorial.

Em relação ao perfil sensorial final, aplicado após o término do período da intervenção, apresentou-se sem alteração em todos os quatro aspectos, inclusive em relação ao baixo registro e procura sensação. O foco da terapia de integração sensorial é exatamente nos mecanismos sensoriais usados para prestar atenção, aprender sobre o ambiente e manter a organização do comportamento.

Conclusão: Há a necessidade de adaptação dos equipamentos suspensos que favoreçam o atendimento a essa faixa etária. Os dados deste estudo indicam a terapia de integração sensorial como uma possibilidade de intervenção aos adultos com TEA.

Publicado no site do 1º Congresso Nacional Online de Educação familiar e Ecolar em Autismo. O Congresso é Online e Gratuito. Garanta sua vaga agora em http://www.conefau.com.br

 

Andrea Delgado - Terapeuta ocupacional formada pela Unesp Marília /SP. Extensão em neurologia infantil pela FCM/ Unicamp (trabalho de conclusao de curso em terapia de integracao sensorial em criancas com TEA). Formação em integração sensorial pela clinica Ludens/ Campinas. Formacao basica em Relation Play (jogo das relacoes) e PECS (Picture Exchange communication sistem) pela AMA/SP. Mestranda pelo programa interdisciplinar em saude e reabilitação pela FCM/ Unicamp (tema da dissertação: terapia de integração sen

Voltar