Livro organizado pelas Drª Maria Claudia Brito e Drª Andréa Regina Nunes Misquiatti reúne renomados profissionais abordando diferentes temas relacionados ao autismo em uma perspectiva multiprofissional. 

 

LIVRO sobre AUTISMO E ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO!

Você pode adquirir o LIVRO neste link da Editora CRV:  www.editoracrv.com.br

Obs: "Atendendo aos pedidos nós pesquisamos e a Editora CRV está com o melhor preço. Informaram que é uma PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO, que pode encerrar a qualquer momento e voltar ao preço original"

É para mim um grande prazer apresentar este trabalho, que tanto prezo a vocês. Foi organizado com muito zelo, carinho e rigor profissional.

A obra intitulada “TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO E FONOAUDIOLOGIA: ATUALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO”. Embora haja a palavra "Fonoaudiologia" no título do livro, ele é uma obra bastante completa, indicada para profissionais de diferentes áreas, terapeutas e professores!

Apresenta elementos que contribuem para a prática clínica, educacional e científica de profissionais das áreas da Saúde e da Educação!

Tivemos a oportunidade incrível de contar com 27 autores, sendo dois os organizadores, 22 colaborações de docentes e pesquisadores de Universidades Brasileiras e 3 autores de Universidades de Portugal. Os autores trazem contribuições de distintas áreas do conhecimento, como fonoaudiologia, genética, linguística, neurologia, pedagogia, pediatria, psicologia, psicomotricidade e psiquiatria.

 

Os capítulos do livro são:

Capítulo 1: Autismo: a questão do diagnóstico.

Autor: Francisco Baptista Assumpção Jr. Médico Psiquiatra. Professor livre docente pela Faculdade de Medicina da USP; professor associado do Instituto de Psicologia da USP; membro titular da Academia Paulista de Psicologia.   

Capítulo 2: Diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista.

Autor: Walter Camargos Jr. Psiquiatra infantil.

Capítulo 3: Espectro autístico: herdabilidade, avaliação genética. Autores: Alessandra Freitas Russo. Médica Neuropediatra da AACD, formada pela USP/SP. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Cristina Maria Pozzi. Médica Neuropediatra, Mestre em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Doutora em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP e pesquisadora do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento IPUSP.

Capítulo 4: Fonoaudiologia nos distúrbios do espectro do autismo: Considerações sobre a formação de terapeutas. Autores: Fernanda Dreux Miranda Fernandes. Livre Docente e professora associada, USP/SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq  e Kenya A. S. Faustino.  Mestre em Ciências da Reabilitação - Comunicação Humana, USP/SP.
Capítulo 5: A terapia da linguagem nos distúrbios do espectro do autismo: Cuidando do paciente dos cuidadores e do terapeuta. Autor: Maria da Graça C. Ferraz e Ferraz. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP.

 Capítulo 6: Perturbações do espectro do autismo e problemas emocionais e do comportamento: cruzando saberes. Autor: Susana Marinho. Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal.(2011). Professora Auxiliar, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Coordenadora da Unidade de Crianças da Clinica Pedagógica de Psicologia - UFP.

Capítulo 7: Avaliação cognitiva de indivíduos com transtornos do espectro do autismo. Autores: Lília Maíse de Jorge. Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco e Acácia Aparecida A. dos Santos. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humana pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora Titular da Universidade São Francisco (USF).

Capítulo 8: Avaliação comportamental e eletrofisiológica da audição em pacientes com transtornos do espectro do autismo (TEA). Autores: Ana Claudia F. Frizzo. Doutora em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia, UNESP – Marilia (SP); Ana Claudia V. Cardoso. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana. Docente do Departamento de Fonoaudiologia UNESP. Camila R. Delecrode. Fonoaudióloga no CEES - Centro de Estudos de Educação e Saúde - UNESP.

Capítulo 9: (RE) Significando enunciados com estrutura linguística recorrente no interior da clínica fonoaudiológica. Autor: Lourenço Chacon Jurado Filho. Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Linguística pela University of Florida (1999). Professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Natália F. Coelho. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Capítulo 10: A estruturação de ambientes de terapia fonoaudiológica. Autor: Andréa Regina Nunes Misquiatti. Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP- São Paulo. Professora assistente do Departamento de Fonoaudiologia, UNESP.  Coordenadora do Laboratório de Estudos das Alterações da linguagem infantil.

Capítulo 11: Avaliação e terapia de linguagem nos transtornos do espectro do autismo: percurso e resultados em diferentes casos clínicos. Autores: Andréa Regina Nunes Misquiatti. Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP- São Paulo. Professora assistente do Departamento de Fonoaudiologia, UNESP.  Coordenadora do Laboratório de Estudos das Alterações da linguagem infantil; Maria Claudia Brito. Doutora e Pós-Doutora em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Diferença, Desvio e Estigma, UNESP.  Pesquisadora CNPq SET-NÍVEL A em Autismo, Robótica e Linguagem, Pete, São Carlos. Fundadora e Diretora do I:nstituto Nacional Saber Autismo, Bauru/SP; Aline A. Citino. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana, UNIFESP.

Capítulo 12: Alterações de leitura na síndrome de Asperger. Autores: Simone A. Capellini. Livre Docente, UNESP-Marília-SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia. UNESP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Giseli G. Donadon. Doutora em Educação, UNESP/SP.

Capítulo 13: Intervenção psicomotora no espectro autístico. Autores: Andreia Castro. Mestre em Performance Artística – Dança, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre Assistente da Universidade Fernando Pessoa. Docente na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Portugal e Gabriela Neves de Almeida. Pós-Graduação em Psicoterapia da Criança e do Adolescente pelo Instituto Superior Miguel Torga.

Capítulo 14: Habilidades sociais e famílias com crianças com transtorno do espectro do autismo. Autores: Aline B. S. Feltrin. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP-Bauru. Olga Maria P. Rolim Rodrigues. Livre Docente em psicologia do desenvolvimento, pela UNESP. Docente do Departamento de Psicologia, UNESP, Bauru.

Capítulo15: Propostas de intervenção em ambiente escolar e transtornos do espectro do autismo: contribuições da fonoaudiologia.  Autor: Maria Claudia Brito. Doutora e Pós-Doutora em Educação, UNESP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendiagem, UNESP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Diferença, Desvio e Estigma, UNESP.  Pesquisadora CNPq SET-NÍVEL A em Autismo, Robótica e Linguagem, Pete, São Carlos. Fundadora e Diretora do I:nstituto Nacional Saber Autismo, Bauru/SP

Capítulo 16: Anjos tecnológicos na torre de Babel: reflexão sobre o uso da comunicação alternativa em dispositivos móveis para crianças com autismo. Autor: Liliana M. Passerino.  Professora e Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias na Educação – UFRGS.

SEJAM SEMPRE BEM VINDOS AQUI! OS SENHORES SÃO MEUS CONVIDADOS E FIQUEM À VONTADE PARA DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS SE ASSIM DESEJAREM! ABRAÇOS! Drª MARIA CLAUDIA BRITO

 

Maria Claudia Brito -

Fonoaudióloga, Pós-Doutora e Doutora (PhD) em Educação, Mestre em Psicologia (todos com ênfase em Autismo), UNESP/SP. Professora Universitária, Pesquisadora do CNPq/SET-A em Autismo, Robótica e Linguagem e do Grupo de Pesquisa CNPq Diferença, Desvio e Estigma, UNESP/SP. Diretora do Instituto Nacional Saber Autismo. Organizadora do Livro

Voltar